Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal de Justiça Desportiva Unificado do ES é referência para os demais estados

    há 11 anos

    A iniciativa da Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES) de criar o Tribunal de Justiça Desportiva Unificado é uma referência para os demais estados da Federal.

    O Tribunal, organizado com propósito garantir o cumprimento da Lei 9.615/98, conhecida como Lei Pelé, é citado no artigo Justiça Desportiva de Fato e de Direito, publicado no site do TJD/DF (doutrina)e assinado pelo bacharel em Direito, Leandro Almeida Damas de Oliveira, que já foi procurador e auditor em comissões disciplinares em competições nacionais.

    Em seu artigo, Leandro de Oliveira fala sobre a obrigatoriedade de cada confederação, federação ou liga manterem uma instância desportiva autônoma e independente, apta a julgar as infrações disciplinares praticadas por aqueles indicados no 1º, do art. 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. No entanto, ele aponta como alternativa o TJDU do Espírito Santo : Ou mesmo, como é o caso do Estado do Espírito Santo, deveria existir um Tribunal de Justiça Desportiva Unificado, englobando as Federações capixabas dos seguintes esportes: basquetebol, desporto escolar, bodyboarding, tênis, voleibol, futsal e boxe.

    De acordo com o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-ES, Valéria Maria Cid Pinto, o TJDU/ES é o órgão jurisdicional de diversas das entidades regionais de administração do desporto capixaba (federações), competindo a ele processar e julgar as demandas relativas às infrações disciplinares e às competições desportivas promovidas pelas entidades.

    O Tribunal é fruto de um projeto desenvolvido pela Comissão de Direito Desportivo da OAB-ES, intitulado "Projeto TJD Único". O intuito foi auxiliar as federações que ainda não possuíam um TJD vinculado a elas. O Tribunal atende a uma determinação legal e é um mecanismo que propicia ainda mais credibilidade às competições promovidas pelas federações e ao próprio funcionamento dessas entidades.

    Diversas reuniões foram realizadas entre os membros da Comissão de Direito Desportivo da OAB-ES e o Tribunal foi oficialmente instalado.

    • Publicações5263
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações353
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-de-justica-desportiva-unificado-do-es-e-referencia-para-os-demais-estados/100684318

    Informações relacionadas

    Fabio Rabello, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Como funciona a Justiça Desportiva?

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Remessa Necessária: XXXXX-65.2018.8.13.0232 Dores do Indaiá

    Luiz Caetano de Salles, Professor de Direito do Ensino Superior
    Artigoshá 6 anos

    Justiça desportiva: organização, funcionamento e suas atribuições.

    Ana Clara  Ribeiro, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Direitos autorais sobre imagens: aprenda a evitar problemas! (Atualizado 2023)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)