Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Congresso vai abordar temas atuais e controversos relacionados ao Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro

    há 10 anos

    O II Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da Ordem dos Advogados do Brasil, que será realizado em Vitória nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, discutirá os temas mais modernos e relevantes das referidas áreas e contará com a presença das principais autoridades nacionais nestes temas.

    As discussões terão por base temas atuais e controversos, tais como a proposta do novo Código Comercial Brasileiro, cujo projeto busca a inserção de artigos que alteram a regulação do Direito Marítimo e que podem impactar profundamente o comércio, a legislação atual e a forma de agir das empresas brasileiras frente aos armadores estrangeiros, mudando assim a ordem hoje posta.

    A concorrência e a regulação no setor portuário serão também objeto de estudo, em especial após a revogação da Lei de Portos, a qual foi substituída pela Medida Provisória 595/2012, convertida na Lei n. 12.815/2013. Serão discutidas e propostas formas de compatibilizar os interesses de todos os atores do setor de transporte marítimo e operação portuária, sobretudo do usuário de tais serviços.

    As questões ambientais, tais como a poluição marinha pelas atividades marítimas e pelas instalações portuárias, serão objeto de especial atenção, com a análise de projetos de leis, portarias dos órgãos competentes e de estudos que buscam reduzir e regular a questão da poluição marinha, a fim de promover o desenvolvimento sustentável da atividade marítima.

    Não obstante isso, o projeto de elaboração de um Código Aduaneiro comum do Mercosul, assim como a Resolução 13 do Senado Federal, que trata da unificação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ICMS sobre produtos importados e suas implicações para o Espírito Santo, estarão presentes nas discussões, ante o forte impacto que poderá exercer sobre a economia capixaba e nacional.

    O congresso oportunizará, ainda, a reunião dos presidentes das Comissões de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, com a finalidade de traçar diretrizes para o desenvolvimento do tema e identificação dos desafios a serem enfrentados.

    Bruno Barcellos Pereira é advogado, mestre em Direito Internacional e membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB-ES.

    Mais informações acesse www.congressomaritimo.com.br

    • Publicações5263
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/congresso-vai-abordar-temas-atuais-e-controversos-relacionados-ao-direito-maritimo-portuario-e-aduaneiro/111981624

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)