Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nota da Diocese de Colatina a respeito da Fundação Renova/ Samarco

    há 7 anos

    A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), endossa integralmente a nota da Diocese de Colatina sobre a Fundação Renova/Samarco. A Ordem defende que nenhum acordo seja assinado sem a presença de um advogado ou defensor público.

    Confira a nota na íntegra.

    Amados irmãos e irmãs

    Saúde e paz!

    Muitas pessoas têm nos procurado no sentido de serem orientadas quanto à indenização individual que a mineradora Samarco ofereceu, por meio da Fundação Renova, aos prejudicados pelo desabastecimento de água, após a poluição do Rio Doce com rejeitos de minério.

    Diante disso, a Diocese de Colatina vem a público se manifestar:

    1 - A proposta de indenização da Fundação Renova, criada pela Samarco, aos moradores de Colatina é irrelevante diante dos danos causados. Qual o real valor da sua saúde, do seu transtorno, dos danos morais causados a você? Aceitando o valor oferecido, você atesta que os danos que a Samarco causou na sua vida estão quitados. Será que o único dano que você sofreu foi o desabastecimento de água potável durante os cinco dias? Reflita.

    2 - A referida proposta de indenização não leva em conta uma série de danos morais e materiais causados, como os abusos ocorridos nas filas de distribuição de água e nos pontos de captação de nascentes, os gastos com a saúde, com compra de água mineral, caixas de água, bombas e afins.

    3 - Antes de assinar qualquer acordo individual com a Samarco, procure uma orientação jurídica, através da Defensoria Pública, para ter plena clareza do seu ato. Acordos coletivos são mais prudentes nesse momento. É preciso ter a consciência de que não foi só você o afetado. Foi toda uma sociedade. Por isso, busque o apoio das associações, sindicatos, organizações da sociedade civil para que sejam promovidas ações coletivas e acordos coletivos com relação à Samarco. Nesse momento, ações individuais enfraquecem a busca por reparos eficientes e eficazes.

    Conte sempre conosco!

    A Diocese de Colatina estará sempre ao lado daqueles que sofrem qualquer tipo de lesão ou ameaça aos seus direitos e/ou garantias fundamentais.

    Atenciosamente,

    Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias

    Bispo de Colatina

    Colatina, 5 de dezembro de 2016

    • Publicações5263
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nota-da-diocese-de-colatina-a-respeito-da-fundacao-renova-samarco/412268548

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)