Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-ES realiza solenidade de entrega da Comenda Rafaela Damázio

    há 12 anos

    As advogadas Ariane Moraes Rueda e Maria Amélia Simões de Oliveira receberam, na tarde desta quarta-feira (29), a Comenda Rafaela Damázio. A solenidade foi realizada no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Espírito Santo (OAB-ES).

    Eu tive o prazer, a honra de conhecer aquela Rafaela. Essa comenda significa dizer que eu estou trilhando o caminho certo, porque Rafaela era uma mulher digna, honrada. Receber uma comenda já é um privilégio, receber uma comenda com o nome de Rafaela Damázio significa que devo continuar com o meu trabalho, afirmou Ariane Rueda, uma das homenageadas.

    A homenagem também foi comemorada por Maria Amélia Simões de Oliveira: Esta é uma das maiores homenagens da minha vida porque eu tive o prazer de conhecer a Drª. Rafaela Damázio e participar de diversas conferências e audiências com ela. Uma mulher militante da advocacia na OAB e fundadora da ABMCJ (Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica). Agradeço a Deus, primeiramente, e às amigas irmãs da ABMCJ, que confiaram em mim e me homenagearam por unanimidade e aclamação, disse.

    A Comenda Rafaela Damazio é concedida às advogadas que se destacam por suas atuações em defesa dos direitos da mulher, especialmente as de carreira jurídica, e também em defesa dos direitos e prerrogativas de toda a advocacia capixaba.

    A escolha de Ariane Moraes Rueda para receber a comenda foi definida pela Seccional por meio de uma votação online. Dos nove nomes indicados pela Comissão da Mulher Advogada, ela obteve 121 dos 348 votos, ou seja, 34,77% do total.

    Maria Amélia Simões de Oliveira recebeu a comenda por indicação da ABMCJ-ES.

    O presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, presidiu a solenidade e destacou a importância de Rafaela Damázio: Era uma defensora entusiasmada dos clientes, não abria mão daquilo que era direito, não deixada que o direito fosse pisoteado. É uma honra para a Ordem ter uma comenda com o seu nome. E uma comenda que é recebida por uma advogada indicada pela Ordem a partir de votação direta no site da Seccional e por uma advogada indicada pela ABMCJ. Rafaela foi um exemplo e as escolhidas seguem o exemplo dela, acrescentou o presidente da Seccional.

    A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-ES, Flávia Brandão Maia Perez, também ressaltou a importância da escolha, pelo voto direto da classe, da advogada indicada pela Seccional. Tenho certeza que a advogada escolhida o fez por merecer e nós só temos a agradecer a todos que participam deste momento, disse Flávia Brandão.

    A presidente da ABMCJ-ES, Maria da Penha Santos Farias, agradeceu ao presidente da OAB-ES o apoio que vem sendo dado à entidade.

    A Comenda foi instituída em 2009 em homenagem a Rafaela Damazio, uma das primeiras mulheres da advocacia capixaba. Na OAB-ES, foi presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), de novembro de 1999 a dezembro de 2006, mas já atuava como integrante desde 1996. Outra importante ação encampada pela advogada foi à fundação da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Espírito Santo (ABMCJ-ES), em maio de 1989.

    Conheça um pouco mais das advogadas homenageadas:

    Advogada, formada pelo Centro Universitário de Vila Velha (1983) e Pós-Graduada em Livre Docência (2008). Professora universitária. Ariane Rueda atua há 24 anos como advogada de Direito de Família e Cível, com projetos comunitários, como : ações globais, palestras em escolas públicas em Vila Velha e visitas em comunidades carentes, voltadas para o conhecimento e aplicação do Direito de Família como também para o conhecimento e aplicação do Estauto da Criança e do Adolescente.

    Maria Amélia Simões de Oliveira

    Advogada, formada pela Faculdade de Direito de Colatina/ES (FADIC- 1973). Participou do Projeto Rondon em Palmas de Monte Alto/Bahia (1972). É fundadora e militante da ABMCJ/ES (Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica/ES). Foi homenageada com Comenda Maria Ortiz, pela Assembléia Legislativa do Espírito Santo e com a Comenda da Paz Padre Alfonso Pastore, pela Prefeitura Municipal de Vitória/ES. É membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB-ES.

    • Publicações5263
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-es-realiza-solenidade-de-entrega-da-comenda-rafaela-damazio/100045580

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)