Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Palestra de Direito Marítimo reune advogados e estudantes na OAB-ES

    há 11 anos

    Os Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS) e Conhecimento de Embarque (Bill Of Lading) foram os temas das duas palestras realizadas na última segunda-feira (27), pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Espírito Santo (ESA/OAB-ES) e a Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da Seccional. Na oportunidade, estudantes e advogados puderam absorver mais informações relacionadas à área.

    Cursando o 3º período de Direito, a estudante Paula Almeida não perdeu a chance de participar das palestras: Quero me especializar nesta área. Percebo que há uma escassez de profissionais atuando e por isso busco me aprofundar, mesmo ainda fazendo faculdade. Na graduação não existe uma disciplina específica sobre o Direito Marítimo, então, assim que soube das palestras pelo site da OAB-ES fiz a inscrição, afirmou a estudante.

    Para o advogado e palestrante Rodrigo Prezotti, realmente é preciso que os advogados que queiram se inserir nesta área estejam muito inteirados sobre os temas que a cercam. O Bill Of Lading é um dos documentos mais importantes do comércio marítimo. Ele é um recibo da carga embarcada, é um tipo de crédito. Evidencia o contrato de transporte. Então, para quem atua no Direito Marítimo, é muito importante estar familiarizado com os conceitos, funções do Bill Of Lading. Procurei enfatizar a palestra nas circunstâncias contratuais da emissão deste documento. É importante que os advogados da área tenham conhecimento das cláusulas mais comuns nesse contrato de afretamento e entender um pouco das convenções internacionais que regulam sobre ele, explicou Rodrigo Prezotti.

    Segundo a advogada e palestrante Gisele Pereira, teoricamente os Termos Internacionais traz grandes complicadores quando são mal empregados. O INCOTERMS reflete na relação entre a transportadora, seguradora e as partes. Quando o problema chega realmente a virar um processo judicial, é que todo o processo já falhou, disse a advogada.

    Os INCOTERMS servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocas do exportador e importador. Estabelece um conjunto-padrão de definições.

    Minha palestra é focada nessa pseudo simplicidade que o tema traz, porque todos acham que conhecem, mas não conhecem mesmo, tanto o advogado, quanto as pessoas que usam no dia a dia, ressalta Gisele Pereira.

    • Publicações5263
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palestra-de-direito-maritimo-reune-advogados-e-estudantes-na-oab-es/100539177

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)