Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Diversidade sexual: Flávia Brandão defende o uso do nome social nas escolas

    há 11 anos

    A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Espírito Santo (OAB-ES), Flávia Brandão Maia Perez, participou, na Câmara de Vitória, da audiência pública que debateu o direito das travestis e transexuais utilizarem o nome social nas escolas públicas municipais.

    A audiência foi realizada na última sexta-feira (30) e fez parte da programação da Semana da Visibilidade Lésbica.

    Flávia Brandão, que também é presidente a Comissão da Diversidade Sexual da OAB, afirmou que a OAB-ES não poderia estar longe neste momento. Não podemos mais permitir que a exclusão do nome social continue trazendo baixo índice de escolaridade, porque quando o estudante sofre bullying o primeiro caminho é sair da escola, afirmou.

    Flávia Brandão ressaltou: O que buscamos é fazer essa inclusão para que em um amanhã muito próximo possamos ter mestres e doutores qualificados, travestis e transexuais como seres completos.

    No momento tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei 405/2013, de autoria do vereador Luiz Emanoel, que, se aprovado, tornará obrigatório a inclusão do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares, como diários de classe, lista de divulgação pública no interior e na parte externa das escolas, crachás e outros registros similares. O objetivo é garantir a inclusão dos cidadãos no processo de escolarização, de aprendizagem e de convivência no contexto escolar.

    Na verdade este projeto é um acréscimo, porque, junto com o nome civil, terá um nome social. O travesti ou transexual será reconhecido com o nome escolhido, mas no seu certificado de conclusão de curso e registro escolar terá o nome civil. O nome social é a forma como as pessoas se reconhecem e são identificadas. Neste momento, essa audiência pública é de fundamental importância para trazer à sociedade questões que discutem efetivamente os direitos LGBT, explicou a presidente da Comissão da Ordem.

    A audiência contou com a presença, também, do advogado e membro da Comissão da Diversidade Sexual da OAB, Luiz Guilherme Mota Vello, a advogada e membro da Comissão da Mulher Advogada, Carla da Motta Machado Pedreira, além de pessoas que militam na área de direitos humanos, principalmente do movimento LGBT.

    • Publicações5263
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diversidade-sexual-flavia-brandao-defende-o-uso-do-nome-social-nas-escolas/100669860

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)