Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Confira a programação completa da 1ª Conferência de Direito e Igualdade Étnico Racial

    há 10 anos

    Os advogados já podem conferir a programação completa da 1ª Conferência de Direito e Igualdade Étnico-Racial que a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Espírito Santo (OAB-ES), por intermédio da Comissão de Igualdade Racial, promoverá dias 18 e 19 de novembro, no Auditório Manoel Vereza, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (CCJE/Ufes). As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 3232-5606 ou pelo email comissões@oabes.org.br.

    A abertura será às 9h30 do dia 18. O tema da Palestra Magna será Políticas de ações afirmativas para aceleração da inclusão e para o enfrentamento do racismo institucional e social, com o advogado Douglas Martins.

    Dez palestras serão ministradas na Conferência, com intervalos para debates, destinando espaço a perguntas e questionamentos sobre os assuntos propostos.

    Ainda no primeiro dia, às 13h30, o advogado Eder Bonfim irá dissertar acerca do tema Igualdade racial e o Estado Democrático de Direito.

    Os temas em pauta no evento serão expostos por profissionais de diversas áreas de atuação, entre advogados e profissionais outras áreas.

    De acordo com o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB, o advogado José Roberto Andrade, o objetivo é fomentar o debate para trazer os advogados, estudantes e demais operadores do direito a esta discussão. Os profissionais do direito precisam estar conscientes do quadro político e social do seu país, salientou.

    PROGRAMAÇAO

    18/11 (Segunda-feira)

    8h30 às 9h - Credenciamento

    9h às 9h30 - Receptivo

    9h30 - Abertura e Composição da Mesa

    10h - Palestra Magna de Abertura. Políticas de ações afirmativas para aceleração da inclusão e para o enfrentamento do racismo institucional e social.

    Douglas Martins - Advogado e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ex-secretário adjunto da Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Ex-assessor do Ministério da Justiça para Direitos Humanos. Professor na Universidade Católica de Brasília. Autor de obras e artigos relacionados ao tema da igualdade étnico-racial.

    11h - Debate

    11h30 - Encerramento das atividades da manhã

    13h30 - Igualdade racial e o Estado Democrático de Direito - Eder Bonfim - bacharel em Direito pela PUC-Minas, Mestre e Doutorando em Direito Público pela PUC-Minas.

    14h10 - Debate

    14h30 - Liberdade Religiosa: o direito de liberdade religiosa e as religiões de matriz africana - Babalaô Ivanir dos Santos - Pedagogo, Coordenador do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). Coordenou o Comitê de recepção a Nelson Mandela, Ex-subsecretário estadual de Direitos Humanos e Cidadania do RJ. Membro da Coordenação Nacional de Entidades Negras.

    15h10 - Debate

    15h30 - Intervalo

    16h - Os problemas dos remanescentes das comunidades dos quilombos com a titulação de suas terras e a Convenção 169 da OIT - Gilvânia Silva - Coordenadora Geral de Regularização de Territórios Quilombolas do INCRA.

    16h40 - Debate

    17h - Encerramento

    19/11 (Terça-feira)

    9h - Relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil - Almicar Araújo Pereira - Bacharel em História pela UERJ. Mestre em Ciências Sociais pela UERJ e Doutor em História pela Universidade Fluminense (UFF).

    9h40 - Debate

    10h - O mundo do trabalho e a questão racial - Ana Paula Tauceda Branco - desembargadora do TRT-ES.

    10h40 - Debate

    11h - Intervalo

    11h30 - Gestão pública e igualdade racial: avanços, impasses e desafios - Ana Cláudia Farranha - Advogada, Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.

    12h10 - Debate

    12h30 - Encerramento

    14h - O ensino de História e cultura afro-brasileira e africana nas escolas: desafios e perspectivas - Marina Miranda - Doutora em Educação na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores pela Universidade Federal da Bahia.

    14h40 - Debate

    15h - A estética da criminalização - Gilvan Vitorino - Mestre em Ciências Sociais UFES, Advogado da Pastoral Carcerária do ES, Coordenador Geral do Coletivo Fazendo Direito, Conselheiro da OAB-ES.

    15h40 - Debate

    16h - Intervalo

    16h30 - A política de guerra às drogas e o extermínio da juventude negra no Brasil, Jorge da Silva - Doutor em Ciências Sociais pela UERJ. Professor-adjunto da UERJ. Coronel reformado da PM/RH, onde foi Chefe do Estado Maior Geral. Após a reforma, foi coordenador de Segurança, Justiça, Defesa Civil e Cidadania, presidiu o Instituto de Segurança Pública, e foi secretário de Estado de Direitos Humanos. É Vice-Presidente da LEAP Brasil (Law Enforcement Against Prohibition )

    17h10 - Debate

    17H30 - Considerações finais da organização e apresentação da Carta de Vitória.

    18h - Encerramento

    • Publicações5263
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confira-a-programacao-completa-da-1a-conferencia-de-direito-e-igualdade-etnico-racial/112087263

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)