Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Homero Mafra declara ser lamentável posição do STF sobre Lei Complementar 105/2001

    há 8 anos

    “O momento é extremamente triste para o país, com um Supremo Tribunal Federal que não respeita as cláusulas fundamentais estabelecidas na Constituição”, declarou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, sobre a decisão da maioria dos ministros do STF, que considerou legítimo, em julgamento nesta quinta-feira (18), o poder da Receita e outras autoridades fiscais de obter dados bancários de contribuintes sem autorização judicial.

    Nessa quarta (17) O STF começou o julgamento de processos que questionam a validade da Lei Complementar nº 105/2001.

    “Eu sou de uma geração em que o STF era composto de homens que tiveram a coragem de resistir à Ditadura, esse Supremo teve vários de seus ministros cassados. O STF em um primeiro momento da Ditadura resistiu e concedeu vários habeas corpus a perseguidos políticos pelo regime. Hoje nós temos um Supremo que se diminui, que viola o princípio constitucional da inocência, que rasga a Constituição e que se curva a sanha da Receita Federal, permitindo a devassa na vida do cidadão. A decisão do supremo é mais uma vez lamentável”, enfatizou o presidente.

    O julgamento foi interrompido e será retomado na próxima quarta (24), por decisão do presidente da Corte, Ricardo Lewandowski. Além dele, ainda devem votar os ministros Celso de Mello, Luiz Fux e Gilmar Mendes.

    • Publicações5263
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homero-mafra-declara-ser-lamentavel-posicao-do-stf-sobre-lei-complementar-105-2001/306238590

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)